segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A informática como recurso pedagógico: contribuições de Jesús Martín-Barbero


A informática e os benefícios para professores e alunos


Cada dia que passa, a informática se torna mais presente em nossas vidas. Seja onde for, é sinônimo de desenvolvimento, de avanço tecnológico, de facilidade na execução de qualquer uma tarefa onde é empregada. Na educação não é diferente, pois tem se tornado cada dia mais útil ao professor, a partir do momento em que oferece importantes ferramentas que podem ser usadas como recursos pedagógicos que facilitam o trabalho do professor, seja com programas que tornam as aulas mais dinâmicas, que facilitam a confecção de materias didáticos; seja com a internet, que amplia os horizontes dos alunos, dando a oportunidade para estarem em qualquer lugar do mundo se sair da sala de aula, fazendo com que eles participem do seu processo de construção de conhecimento.
            Não falamos aqui de uma informática tecnicista, aquela que se ensina nos cursinhos. Destacamos a informática como uma ferramenta pedagógica que auxilie o aluno na aquisição de conhecimentos e como facilitadora do cotidiano prático do professor.
            JesúsMartín-Barbero, em seu artigo Desafios Culturaisda comunicação à educação (2000), apesar de abordar um aspecto político, no que diz que diz respeito à comunicação e educação e a formação de cidadãos críticos, isto é, a política de comunicação pela educação, nos dá importantes contribuições em relação à informática como recurso pedagógico.
            Primeiro, no que tange a informática apenas como um recurso para visualização de conteúdos. Barbero diz-se contrário ao uso de tecnologias com o mero objetivo de expor de modo mais ilustrativo os conteúdos, tornar as aulas menos monótonas, para aliviar as jornadas de trabalho. Esse também não é o foco de nosso trabalho. Defendemos o uso da informática como um recurso didático para professor e principalmente, como uma ferramenta a mais que ajuda no processo de construção de conhecimento do aluno. Que traga benefícios não só para o professor, mas também para os alunos.
            Como disse Barbero, uma educação que usa a informática de forma criativa e crítica é fundamental para que aluno consiga sua independência em relação ao professor, isto é, ele mesmo poderá explorar o conhecimento, ter acesso a novas informações, experiências, e desse modo, ele contribui para o seu próprio processo de construção de conhecimento.
            Outro ponto importante a se destacar, que inclusive Jesús Barbero cita em seu artigo, é o que diz respeito a nossa realidade educacional. Não somos ingênuos ao ponto de dizer que no Brasil a informática é usada nas escolas como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pelo menos não nas escolas públicas – claro que sempre existem exceções. Desse modo, assim como o autor afirma, também estamos de acordo que é necessário uma reforma no currículo brasileiro para que a informática seja utilizada não só como suporte ao trabalho do professor, mas também como ferramenta pedagógica que auxilie no processo de construção do conhecimento do aluno, como um recurso de suporte a aprendizagem.
            Diante de tudo que foi exposto, evidenciamos o valor da informática como recurso para o professor e para o aluno, usada de forma crítica, criativa, porém criteriosa, isto é, utilizando aquelas ferramentas que realmente trarão benefícios na para ambas as partes.


BARBERO, Jesús Martín-. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v.6, n.18, p.51-61, mai/ago. 2000.

UERJ - PPF
Eurípedes Marcos L. Vianna
Pedagogia 6º Período - Noite

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