segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A informática como recurso pedagógico: contribuições de Jesús Martin-barbero


A informática e as possibilidades pedagógicas

A informática é uma importante aliada do professor. Num tempo em que ela está cada vez mais presente na vida da sociedade, ela oferece ferramentas e meios que podem ser como recurso pedagógico, facilitando o trabalho do professor, não só na hora de elaborar trabalhos, confecção de materiais para serem utilizados em sala de aula, facilitar a exposição de conteúdos permitindo melhor visualização, como também contribui no processo de construção do conhecimento do aluno, permitindo com que o próprio discente faça parte desse processo.
No artigo escrito por Jesús Martín-Barbero, Desafios Culturais da Comunicação à Educação (2000), apesar do autor se referir à realidade da Colômbia e tratar da preocupação do autor em relação a políticas públicas no campo da comunicação que tragam conseqüências na educação, ele nos dá importantes contribuições quando tomamos a informática como recurso pedagógico, como ferramenta a ser utilizada pelo professor que facilite, dinamize sua prática.
Para Barbero, a informática deve ser usada de forma crítica e criativa, não podendo ser vista unicamente como uma forma de ilustrar o que conteúdo que está sendo trabalhado, como uma forma de “tornar menos aborrecido a lição, de amenizar algumas jornadas de trabalho, presas na inércia mais insuportável” (2000, p.56). Como já foi dito, a idéia de usar a informática como ferramenta pedagógica não é explorá-la unicamente como forma de expor conteúdos, mas também como um recurso que facilite o trabalho do professor, em suas tarefas diárias, e principalmente como um instrumento pedagógico que auxilie no processo de ensino-aprendizagem, no processo de construção conhecimento, inclusive fazendo com que o aluno atue nesse processo. Como disse o autor em seu artigo, as tecnologias chamam atenção dos jovens, por isso eles têm maior empatia por elas, pois permitem a esse grupo da sociedade o acesso a uma gama de informações, de experimentações, experiências, conhecimentos. A informática rompe barreiras, fronteiras, limites, auxiliando na construção do conhecimento.
Para o professor é importante sempre estar atualizado no que diz respeito às possibilidades pedagógicas oferecidas pela informática, pois cada dia que passa, a informática evolui mais, e os jovens, pela sua curiosidade, por viverem na era do computador, das inovações tecnologias, acompanham essa evolução. Como disse Barbero, é preciso ter o cuidado para que não aconteça que o aluno saiba mais do que o professor, causando um desequilíbrio na relação entre aluno e professor.
Mesmo que a informática não tenha sido criada para ser exclusivamente usada como recurso pedagógico, ela é de grande valia para a educação: para o professor, no se cotidiano, no seu trabalho, quanto no processo de construção de conhecimento do alunado. Porém, no que diz respeito à informática como instrumento que auxilia no processo de ensino- aprendizagem ressaltamos que ainda não é uma realidade nas escolas brasileiras, assim como na é uma realidade na Colômbia, como foi relato por Barbero. Diante desse fato, concordamos com o autor quando ele diz para que a informática faça parte do cotidiano escolar como um facilitador na construção do conhecimento é necessário uma reforma nos modelos escolar, no curricular escolar. Mesmo assim, isso não impede que o professor faça uso dessa ferramenta na sua prática.
  
BARBERO, Jesús Martín-. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v.6, n.18, p.51-61, mai/ago. 2000.

UERJ - FFP
Priscila Nunes dos Santos L. Vianna
Pedagogia - 6º período - Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário