A informática como recurso pedagógico: contribuições de Jesús Martin-barbero
A informática e as possibilidades pedagógicas
A informática é uma
importante aliada do professor. Num tempo em que ela está cada vez mais
presente na vida da sociedade, ela oferece ferramentas e meios que podem ser
como recurso pedagógico, facilitando o trabalho
do professor, não só na hora de elaborar trabalhos, confecção de materiais para
serem utilizados em sala de aula, facilitar a exposição de conteúdos permitindo
melhor visualização, como também contribui no processo de construção do conhecimento do aluno, permitindo com
que o próprio discente faça parte desse processo.
No artigo escrito por Jesús Martín-Barbero, Desafios
Culturais da Comunicação à Educação (2000), apesar do autor se referir à
realidade da Colômbia e tratar da preocupação do autor em relação a políticas
públicas no campo da comunicação que tragam conseqüências na educação, ele nos
dá importantes contribuições quando tomamos a informática como recurso
pedagógico, como ferramenta a ser utilizada pelo professor que facilite,
dinamize sua prática.
Para Barbero, a
informática deve ser usada de forma crítica e criativa, não podendo ser vista
unicamente como uma forma de ilustrar o que conteúdo que está sendo trabalhado,
como uma forma de “tornar menos aborrecido a lição, de amenizar algumas
jornadas de trabalho, presas na inércia mais insuportável” (2000, p.56). Como
já foi dito, a idéia de usar a informática como ferramenta pedagógica não é explorá-la unicamente como forma de expor conteúdos,
mas também como um recurso que facilite o trabalho do professor, em suas
tarefas diárias, e principalmente como um instrumento pedagógico que auxilie no
processo de ensino-aprendizagem, no processo de
construção conhecimento, inclusive fazendo com que o aluno atue nesse processo.
Como disse o autor em seu artigo, as tecnologias chamam atenção dos jovens, por
isso eles têm maior empatia por elas, pois permitem a esse grupo da sociedade o
acesso a uma gama de informações, de experimentações, experiências,
conhecimentos. A informática rompe barreiras, fronteiras, limites, auxiliando
na construção do conhecimento.
Para o professor é
importante sempre estar atualizado no que diz respeito às possibilidades pedagógicas oferecidas pela informática,
pois cada dia que passa, a informática evolui mais, e os jovens, pela sua
curiosidade, por viverem na era do computador, das inovações tecnologias,
acompanham essa evolução. Como disse Barbero, é preciso ter o cuidado para que
não aconteça que o aluno saiba mais do que o professor, causando um
desequilíbrio na relação entre aluno e professor.
Mesmo que a informática
não tenha sido criada para ser exclusivamente usada como recurso pedagógico, ela é de grande valia para a
educação: para o professor, no se cotidiano, no seu trabalho, quanto no
processo de construção de conhecimento do alunado. Porém, no que diz respeito à
informática como instrumento que auxilia no processo de ensino- aprendizagem
ressaltamos que ainda não é uma realidade nas escolas brasileiras, assim como
na é uma realidade na Colômbia, como foi relato por Barbero. Diante desse fato,
concordamos com o autor quando ele diz para que a informática faça parte do
cotidiano escolar como um facilitador na construção do conhecimento é
necessário uma reforma nos modelos escolar, no curricular escolar. Mesmo assim,
isso não impede que o professor faça uso dessa ferramenta na sua prática.
UERJ - FFP
Priscila Nunes dos Santos L. Vianna
Pedagogia - 6º período - Noite
Nenhum comentário:
Postar um comentário